Vocês já conheciam ou jogaram o Flappy Bird?

O Flappy Bird (ver link), muito falado nos últimos tempos, é um jogo que foi criado por um Senhor Vietnamita de nome Nguyen Hà Dông. Em 2013, o jogo foi lançado apenas para o iPhone 5, e no fim do ano foi atualizado para o iOS 7. Um dos jogos mais populares e com um grande número de downloads da App Store, o Flappy Bird foi mesmo chamado de “o novo Angry Birds”. Foi o jogo, até agora, mais baixado da iOS App Store. Este jogo é em 2D e tem um estilo retro, o que significa que não é um jogo bastante desenvolvido.

Usando um pássaro amarelo, que tem de passar vários tubos sem tocar em nenhum e sem cai. O objetivo do jogo é conseguir passar a maior quantidade de níveis possível. Por cada tubo que o pássaro passa, ele apanha moedas. O jogo nunca acaba, a não ser, claro, que o jogador vá contra os tubos ou caia no chão. Cada vez que o jogador carrega no touch screen, o pássaro eleva-se. O resultado é contabilizado pelos tubos em que o jogador conseguiu fazer o passaro passar. O jogo gerava à volta de US$50.000 por dia, apenas pela propaganda que fazia no próprio jogo.

Ao jogar Flappy Bird Online não faça o mesmo

Ao jogar Flappy Bird Online não faça o mesmo

O jogo acabou por ser cancelado pelo criador, em Fevereiro, pois argumentou que as pessoas estavam a viciar-se no jogo, porque o jogo tinha um nível alto de dificuldade e porque as pessoas estavam alegando o criado tinha plagiarado os gráficos e a mecânica do jogo. Após o jogo ter sido removido, Nguyen recebeu tweets que o ameaçavam e, chegaram mesmo, a ameaça-lo de morte e que irião cometer suicidio. 2 dias depois de ser retirado, vários jogos parecidos e paródias do mesmo, começaram a aparecer no Android e no iOS. Várias imitações do jogo continham malware the poderia modificar pagamentos não autorizados nas contas smartphone do usuário.

O seu desenvolvedor afirma que criou o jogo em apenas 3 dias.

Apesar de ser bastante popular, foi também criticado por alguns, como o Huffington Post que odiou o jogo.

Houve uma grande polémica devido à dificuldade do jogo, havendo mesmo quem partisse os telemóveis devido à irritabilidade. Quando desenvolvido, o criado nunca quis criar um jogo que fosse dificil para os jogadores, mas sim um jogo com uma grande acessibilidade e que fosse dar aos seus jogadores uma boa experiência.

O seu criador, Don Nguyen, afirmou para a CNBC que pretende lançar novamente o jogo Flappy Bird em Agosto mas com uma mudança: este jogo terá acesso ao modo multiplayer. Espera-se, também, novas funções para o jogo que ainda estão a ser desenvolvidas.

Num breve resumo, apesar de ser um jogo bastante viciante, apenas poderá jogar clones ou então terá de esperar por Agosto para jogar o original, que é recomendável. Alguns sites oferecem o jogo flappy Bird online, mas no entanto não é o mesmo como jogar no seu smartphone.